7 Curiosidades Sobre o Dia de Ação de Graças

O dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um feriado muito comemorado nos Estados Unidos e nem precisa morar lá para saber disso. Basta ver filmes e seriados onde as pessoas costumam celebrar esta data com um jantar, reunindo toda a família para a celebração.

No entanto, existem algumas curiosidades sobre esta data que talvez você não saiba. E pensando nisso, nós do Inglês Treinando, separamos a seguir 7 curiosidades sobre o dia de Ação de Graças para você aprender mais sobre este dia.  Além disso você poderá conferir alguns outros fatos sobre esta data. Let’s go!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender sobre o dia de Ação de Graças

Facebook

Twitter

LinkedIn

Conheça as principais curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

1- O que é comemorado?

O dia de Ação de Graça é visto como um dia de gratidão a Deus, onde as pessoas agradecem pelos acontecimentos durante o ano. Antigamente o principal motivo de gratidão era ligado as colheitas.

Além dos agradecimentos pelo ano vivido, o Dia de Ação de Graças pode ser resumido em três atividades básicas: passar o dia com a família, comer muito peru e assistir ao futebol americano.

2- Data da celebração

O Dia de Ação de Graças é celebrado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de Novembro e em algumas regiões dos Estados Unidos, esta data pode ser mais significativa que o Natal.

3- Primeira comemoração

O primeiro Dia de Ação de Graças ocorreu em 1621, entre os colonos ingleses (peregrinos) que tinham fundado a colônia de Plymouth, estado de Massachusetts, e os integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos. Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses, iniciando a tradição da festa da fartura. Em 1789, por ideia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado.

4- Costumes

Na festa de Ação de Graças, as pessoas (independentemente de suas religiões) agradecem tudo o que conseguiram conquistar durante o ano. As famílias e os amigos se reúnem e comemoram comendo pratos típicos e dentre eles, o tradicional peru.

5- Desfile em NY

Em Nova York, existem um tradicional desfile de Ação de Graças da Macy’s que termina com a aparição do Papai Noel. Este gesto marca o início das festas de Natal. Comumente as instituições de caridade servem refeições aos pobres e mandam cestas de alimentos para pessoas idosas e doentes.

6- Comemoração no Canadá

Além dos Estados Unidos, o Canadá também celebra o Dia de Ação de Graças. Como o país fica ao norte dos Estados Unidos, as colheitas lá começam antes. Assim, o feriado de Ação de Graças chega antes. Em 1879, o Parlamento canadense estabeleceu a data em 6 de novembro. Em 1957, a data foi mudada para cair na segunda segunda-feira do mês de outubro.

7 – Futebol

Outra curiosidade muito comum do Dia de Ação de Graças é que as pessoas costumam ver futebol depois de jantar. Esta tradição já existe desde 1934.

Thanksgiving Day Curiosidades

O que se come na comemoração do Thanksgiving

Desde as primeiras comemorações do Dia de Ação de Graças, em 1924, o cardápio não tem muitas mudanças. E o que não pode faltar na mesa de toda família é o peru, além deste alimento alguns famosos são:

  • Mashed Potatoes – Purê de batatas.
  • Stuffing – O Stuffing é usado muito como o recheio do peru, ele consiste em um tipo de “farofa” feita com pão e molhado em algum tipo de caldo.
  • Gravy – Este é o molho feito com o caldo que sai do peru.
  • Cranberry sauce – Além do Gravy para acompanhar o peru, é muito comum o Cranberry sauce, que é um molho de cranberry, um tipo de fruta.
  • Legumes – Para o acompanhamento também são usadas vagens cozidas, cenoura, brócolis ou algum outro legume.
  • Pumpkin Pie – Esta é a sobremesa preferida do Dia de Ação de Graças. Ela é uma torta feita de abóbora (aquela usada no Halloween) e vários condimentos, como canela, gengibre, entre outros.

Outras curiosidades sobre o Thanksgiving

  • Estima-se que os americanos preparem para o Thanksgiving, 46 milhões de perus.
  • Thomas Jefferson recusou-se a declarar feriado de Ação de Graças. Isso porque, ele acreditava que deveria haver a separação entre a igreja e o estado. Como, o dia envolvia a oração e agradecimento, Jefferson achava que deixando o dia como feriado nacional, estaria violando a Primeira Emenda americana.
  • Durante o jantar de Ação de Graças é possível consumir até 229g de gordura. O total de calorias consumidas pode chegar a 3000.
  • Grande parte dos americanos preferem comer o que sobrou do Dia de Ação de Graças, do que propriamente comer no dia do jantar.
  • Mais de 32 milhões de pessoas começam as compras da Black Friday no dia de Ação de Graças.
  • O Dia de Ação de Graças é considerado o inicio oficial da temporada de férias dos Estados Unidos.
  • O primeiro desfile de Ação de Graças da Macy’s contou com a participação de animais do Zoológico do Central Park.
  • Acredita-se que a clássica canção de Natal “Jingle Bells”, foi originalmente composta para ser uma canção do Thanksgiving, com o nome de ” One Horse Open Sleigh “. No entanto, ela se tornou tão popular no dia 25 de dezembro de 1859, que foi intitulada de “Jingle Bells”.
  • Dizem que aproximadamente 68% dos americanos não gostam muito dos pratos servidos no Dia de Ação de Graças, como o molho de cranberry, a torta de abóbora e até mesmo o próprio peru. Segundo uma pesquisa feita pela Instacart de 2019, com 2 mil americanos, eles comeriam apenas em nome da tradição.
  • No Dia de Ação de Graças acontece o tradicional “perdão ao peru” feito pelo presidente americano. A tradição começou em 1989, com o presidente George HW Bush.
  • Peru em inglês é turkey, e o nome está realmente ligado ao país Turquia.

Leia também outros artigos que podem lhe interessar:

E você gostou da dica de hoje? Yes or Sure? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando mais dicas e novidades em nosso site!