Curiosidades do Halloween – Dia das Bruxas

No Brasil o Halloween (Dia das Bruxas) não é tão comemorado quantos em outros lugares como nos Estados Unidos, mas essa data possui muita história e costumes que são praticados por muita gente. E se você ainda não sabe muita coisa sobre esse dia, então não pode deixar de conferir as 26 curiosidades do Halloween que separamos neste artigo.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre o Halloween. Let’s go!

Curiosidades do Halloween – Dia das Bruxas

A história do Halloween

1- O Halloween é comemorado todo dia 31 de outubro.

2- Acredita-se que o Halloween originou-se por volta de 4000 aC, sendo uma das celebrações mais antigas do mundo.

3- O Halloween celebra o feriado cristão de All Hallows Eve (seguido pelo Dia de Todos os Santos em 1º de novembro). E há quem diga que sua origem vêm de um festival celta para os mortos chamado “Samhain”.

4- Em algumas partes da Irlanda o Halloween era celebrado jogando-se jogos românticos de adivinhação.

5- Na América ainda é comum os jovens fazerem jogos, como o de balançar as maçãs tentando prever futuros romances.

6- Antigamente crianças e adultos pobres, andavam em trajes durante o Hallowmas, pedindo por comida e dinheiro em troca de canções ou orações.

7- Durante a Segunda Guerra Mundial, o açúcar foi racionado nos Estados Unidos o que levou ao fim a brincadeira de gostosuras ou travessuras. No entanto, após o 1947 a revista infantil “Jack and Jill”, o programa de rádio “The Adventures of Ozzie and Harriet” e a história em quadrinhos “Peanuts” ajudaram a popularizar novamente a tradição de vestir fantasias e pedir doces de porta em porta.

8- Já em 1952 a tradição do Halloween era popularmente comemorado.

9- O nome Jack O’Lanterns, segundo a lenda irlandesa, veio de um homem mesquinho chamado Jack. De acordo com a lenda, Jack enganou o diabo várias vezes e foi proibido de entrar no céu e inferno, por isso ele vaga pela Terra com sua lanterna.

Fatos Engraçados

10- Os famosos Jack-O’lanterns (cabeças esculpidas em abóboras), já foram feitos de beterrabas, batatas e nabos.

11- Gatos pretos, aranhas e morcegos são todos símbolos do Halloween por causa de sua história assustadora e seus laços com as bruxas.

12- Alguns pais sentem receio que os doces distribuídos no Halloween sejam envenenados, mas isso etá mais para uma lenda urbana.



13- Diz a lenda que os fabricantes de doces dos Estados Unidos supostamente fizeram lobby para estender o horário de verão até o início de novembro para terem uma hora extra de luz do dia, assim as crianças poderiam coletar ainda mais doces .

14- Você sofre de Samhainophobia? Essa é a fobia do Halloween.

15- Se você tem mais de 13 anos na cidade Bellville no Missouri, você não poderá pedir doces, isso é ilegal.

16- No Alabama, é ilegal vestir-se como padre ou freira no Halloween.

17- Você sabia que o filme Halloween foi originalmente intitulado como Assassinatos de Babá? Ainda bem que mudaram o nome.

18- Acredita-se que quem nasce no dia do Halloween pode conversar com os espíritos.

Outras Curiosidades do Halloween

19- É muito raro o Halloween ser contemplado por uma lua cheia, diferentemente dos filmes que sempre ligam o Halloween à lua cheia.

20- Os doces preferidos das crianças no Halloween são os de chocolate.

21- O Halloween é o segundo maior feriado de sucesso comercial dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal.

22- Em alguns países o Halloween não é visto com bons olhos. Acredita-se que a data seja uma influência americana excessivamente comercial e indesejada.

23-Em Nova York acontece o maior desfile de Halloween, o Village Halloween. O desfie conta com 50.000 participantes e atrai mais de 2 milhões de espectadores.

24- Preto e laranja são normalmente associados ao Halloween. Isso porque a cor laranja representa as colheitas de outono e o preto serve como um lembrete de que o Halloween já foi um festival que marcou os limites da vida e da morte.

25- A palavra “witch” (bruxa) tem origem na inglês antigo “wicce” e significa “mulher sábia”.

26- No Halloween enquanto as crianças saem fantasiadas para pedir doces, os adultos costumam comemorar fazendo alguma festa temática.

Confira também:

E você gostou da dica de hoje? Yes or Sure? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando mais dicas e novidades em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *