7 curiosidades sobre o dia de Ação de Graças

O dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é muito comum nos Estados Unidos e nem precisa morar lá para saber disso. Basta ver filmes e seriados onde as pessoas costumam celebrar esta data com um jantar e o tradicional peru.

No entanto, existem algumas curiosidades sobre esta data que talvez você não saiba. E pensando nisso, nós separamos a seguir 7 curiosidades sobre o dia de Ação de Graças para você aprender mais sobre este dia. Confira!

Conheça as principais curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

1- O que é comemorado?

O dia de Ação de Graça é visto como um dia de gratidão a Deus, onde as pessoas agradecem pelo acontecimentos durante o ano. Antigamente o principal motivo de gratidão era ligado as colheitas.

2- Data da celebração
O Dia de Ação de Graças é celebrado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de Novembro e em algumas regiões dos Estados Unidos, esta data pode ser mais significativa que o Natal.

3- Primeira comemoração

O primeiro Dia de Ação de Graças ocorreu em 1621, entre os colonos ingleses (peregrinos) que tinham fundado a colônia de Plymouth, estado de Massachusetts, e os integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos. Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses, iniciando a tradição da festa da fartura. Em 1789, por ideia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado.

4- Costumes

Na festa de Ação de Graças, as pessoas (independentemente de suas religiões) agradecem tudo o que conseguiram conquistar durante o ano. As famílias e os amigos se reúnem e comemoram comendo pratos típicos e dentre eles, o tradicional peru.

5- Desfile em NY

Em Nova York, existem um tradicional desfile de Ação de Graças que termina com a aparição do Papai Noel. Este gesto marca o início das festas de Natal. Comumente as instituições de caridade servem refeições aos pobres e mandam cestas de alimentos para pessoas idosas e doentes.

6- Comemoração no Canadá

Além dos Estados Unidos, o Canadá também celebra o Dia de Ação de Graças. Como o país fica ao norte dos Estados Unidos, as colheitas lá começam antes. Assim, o feriado de Ação de Graças chega antes. Em 1879, o Parlamento canadense estabeleceu a data em 6 de novembro. Em 1957, a data foi mudada para cair na segunda segunda-feira do mês de outubro.

7 – Futebol

Outra curiosidade muito comum do Dia de Ação de Graças é que as pessoas costumam ver futebol depois de jantar. Esta tradição já existe desde 1934.

E você conhece alguma novidade sobre o dia de Ação de Graças? Comente abaixo: