Motivação para aprender inglês: 5 passos para descobrir o seu PORQUE

Te falta motivação para aprender inglês? Calma! Você não é o primeiro e provavelmente não será o último ser humano da Terra a se sentir desmotivado na caminhada rumo à fluência em inglês.

De fórmulas mágicas como aprender inglês dormindo 😕 , até cursos que prometem a fluência para ontem, diversos são os motivos que nos faz desanimar ao tentar aprender inglês. No entanto, hoje trouxemos 5 passos que podem te ajudar. E como você já deve ter notado no título acima, descobrir o seu PORQUE, poderá ser um divisor de águas para a sua tão sonhada fluência. Confira!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer os 5 passos para descobrir o seu PORQUE e buscar a motivação para aprender inglês:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Motivação para aprender inglês: 5 passos para descobrir seu propósito de aprendizado

1. Liste seus desejos

Em um papel, bloco de notas do computador ou no Evernote, faça uma lista relacionando os seus maiores desejos na vida. Inclua os desejos nas diversas áreas da sua vida.

Exemplo:

  • Comprar uma casa
  • Casar
  • Abrir um negócio
  • Conhecer a Disney

2. Liste os lugares que você sonha conhecer

aprender inglês motivação

Em uma segunda lista, relacione todos os lugares que você deseja conhecer. Digo isso, pois imagino que você queira conhecer vários lugares, não!?
Nessa lista não precisa constar apenas os locais onde se fala inglês como idioma principal (procure esquecer um pouco o fato de ter que aprender inglês). Foco em seus pensamentos e sonhos.

3. Liste suas ações

aprender inglês motivação

Em uma terceira lista, relacione as coisas que você gosta de fazer na vida. Liste as coisas nas quais você é bom e relacione também seu conho profissional.
É muito importante que você reflita exatamente o que você sente e pensa, pois são muitas perguntas que podem gerar essa terceira lista.

Exemplo:

  • Cuidar de crianças
  • Fazer doces
  • Consertar coisas
  • Investir no mercado de ações

Agora que você fez as três listas, coloque-as lado a lado e note os pontos onde as coisas se relacionam. Seja pelo trabalho, pelos seus sonhos ou lugares que você deseja conhecer, avalie onde o inglês está presente.

Além disso, com essa análise você vai conseguir encontrar um ponto principal, pois estará olhando para seus seus objetivos e deste modo, conseguirá definir qual deles é determinante para o seu aprendizado.

4. Visualize

motivação para aprender inglês

Agora que você já identificou a sua maior motivação para falar inglês, é hora de tornar esse desejo visível e frequente dentro de você.
Uma excelente maneira de fazer isso é criar um cartaz colorido com fotos e recortes de elementos que te ajudará a se conectar com o objetivo final. Depois coloque esse cartaz em um local visível em sua casa, trabalho ou até mesmo como papel de parede do seu computador.
Você passará a manter o foco no seu objetivo e isso irá mover você para a busca pela fluência. Deste modo, o inglês deixará de ser um obstáculo na sua vida e passará a ser uma conquista.

5. Fuja da armadilha da expectativa

motivação aprender inglês

Apenas fazer os quatro passos citados acima, não fará você fluente da noite para o dia como num passe de mágica. (In)felizmente não é assim que as coisas funcionam, no entanto, será maravilhosa a sensação de olhar para trás depois de um tempo e ver que você conseguiu.

Portanto, não caia na armadilha da expectativa de esperar que hoje você vai ter a fórmula da fluência em suas mãos!
Comece pelo primeiro passo, depois o segundo, o terceiro e continue caminhando, pois quando você notar, já estará cada vez mais próximo da fluência (que hoje você pode estar considerando ser impossível).

Abaixo temos alguns outros links de artigos que podem te ajudar nessa jornada.

Gostou da dica? Tem alguma outra dica para buscar a motivação para aprender inglês? Compartilhe conosco!