4 Dicas na Hora de Estabelecer Metas Para Aprender Inglês

Procurando por dicas para estabelecer metas para aprender inglês? Então você está no lugar certo!

Estima-se que, ao seguir o planejamento correto, o cérebro precisa de aproximadamente 1.200 horas para aprender e assimilar o idioma inglês. O tempo corrido para dominar a língua, portanto, pode variar. Há quem prefira realizar um grande intensivo, enquanto outros sem tanta pressa optam por aprender em anos a longo prazo.

Na hora de estabelecer metas para dominar esse idioma universal, há algumas dicas que são essenciais para tal. Confira!

1. Traçar metas com objetivos práticos

Não adianta ser muito teórico na hora de estabelecer metas para aprender inglês. Uma das melhores maneiras de traçar metas é através dos objetivos práticos, com estratégias claras e simples.

Por exemplo, ao melhorar o entendimento das palavras, que é conhecido como “listening”, o estudante pode estabelecer meta para escutar um podcast em inglês por dia, assistir episódios de sua série favorita em loop e ouvir muita música com esse idioma.

Ao realizar esses objetivos, o estudante melhorará o listening de maneira prática e sem se esforçar com estudos teóricos e entediantes.

Também é possível cumprir objetivos de praticar inglês de maneira simples, como escrever e-mails em inglês, conversar por alguns minutos com sua companhia favorita nesse idioma (se ela for fluente, claro) e assistir vídeos sem legenda.

São vários outros exemplos práticos que o estudante pode utilizar. Basta usar com frequência aqueles que dão mais prazer na hora de aprender inglês para tornar o processo o mais agradável possível.

2. Definir metas por mês pode ser interessante

Como Definir metas por mês pode ser interessante

Uma alternativa bem utilizada pelos métodos de ensino é estabelecer metas por meio dos meses do calendário. Dessa maneira, você aprende inglês aos poucos em um longo prazo e sem se pressionar com deadlines curtos.

De janeiro a dezembro, defina metas por meses como aulas de conversação, utilizar teste de fluência, ler livros em inglês, fazer revisões e muito mais.

Outro ponto interessante é que esse método de estabelecer metas vai além do nível de inglês do estudante, pois não interfere se ele está no básico, intermediário ou avançado.

A melhor maneira de potencializar essa estratégia é sempre consultando um especialista na área. Com uma consulta com o professor, o estudante pode estabelecer as metas corretamente e de acordo com o seu nível atual de inglês.

Com esse método de estabelecer metas, o estudante tem muita flexibilidade em seu calendário. Em um mês de férias, por exemplo, ele pode dobrar a carga no mês anterior ao descanso para compensar o tempo parado. Tudo isso sem comprometer a rotina diária.


3. Respeite o seu tempo disponível para aprender e não extrapole

Um dos principais erros de principiante na hora de tentar aprender inglês é tentar dar um passo maior que a perna e extrapolar o seu próprio limite hábil.

Vamos a um exemplo prático. Supondo que um estudante chamado Almir trabalhe de 8h às 18h e faça faculdade de 19h às 22h. Em sua rotina de segunda à sexta, não há tempo hábil para aprender inglês sem muito desgaste.

Dessa maneira, o mais recomendado seria com que esse estudante pegasse algumas horas de seu fim de semana para realizar o estudo semanal. Uma meta de quatro horas, dividido entre sábado e domingo, já seria satisfatório para não precisar se preocupar com o estudo do idioma ao longo da semana.

Ao extrapolar e não respeitar os limites do tempo disponível, o estudo não é produtivo e, consequentemente, ao estudar cansado o indivíduo terá dificuldades para assimilar o que foi lido.

O mais recomendado é aprender inglês de maneira natural e sempre respeitando os limites que a rotina diária impõe.

4. Aprenda uma palavra diferente por dia

Aprenda uma palavra diferente em inglês por dia

Esse tópico não “atropela” o fato de respeitar o tempo disponível para aprender inglês, visto que aprender uma palavra diferente por dia não demanda mais do que poucos minutos.

Ao criar uma meta para si mesmo para aprender uma palavra diferente todos os dias, o seu vocabulário vai crescendo consistentemente. Uma maneira de não esquecer o que foi aprendido é revisar as palavras aprendidas no dia anterior.

Esse ciclo é muito proveitoso para o estudante, pois faz com que ele sempre tenha o hábito de aprender algo novo diariamente — mesmo que seja algo pequeno e que demande pouquíssimo tempo na rotina.

Uma dica interessante para aprender palavra diferente todos os dias é utilizar flashcards, visto que é uma das melhores opções para tal.

Confira também as seguintes dicas de Inglês:

E então, o que achou das dicas para criar metas para aprender inglês? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de inglês em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *