8 Dicas para memorizar vocabulário em inglês

Aprender novas palavras é um dos maiores desejos de quem está aprendendo inglês. No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer para memorizar vocabulário em inglês.

Mas pensando neste assunto, nós separamos a seguir 8 dicas para você conhecer novas palavras e expandir cada vez mais o seu aprendizado. Confira!

Aprenda a memorizar vocabulário em inglês com dicas práticas

 

1. Crie metas

Defina uma quantidade de palavras para você aprender todos os dias. Dependendo do seu tempo disponível diariamente, é possível aprender de 10 a 30 palavras novas a cada dia, mas não procure forçar a barra e tentar aprender 300 palavras por dia (ao menos que você seja mestre em memorização). Você também pode definir metas a longo prazo, como aprender uma determinada quantidade de palavras novas em um mês ou bimestre, por exemplo.

2. Escolha as palavras corretas

Saber escolher as palavras corretas também é fundamental para aprender a memorizar vocabulário em inglês. Mas uma dúvida que pode surgir é: Quais palavras devo aprender? A resposta é simples. Comece aprendendo as palavras que você mais utiliza no dia a dia. Evite palavras difíceis de áreas específicas (ao menos que você precise delas).

3. Use post-it

O uso de post-it também é muito interessante quando se deseja memorizar vocabulário em inglês. Você pode substituí-lo por fitas adesivas ou etiquetas e colá-las em objetos que você não sabe o nome. No seu quarto, por exemplo, é possível colar post-it em objetos conforme desejar e sempre que olhar para eles, saberá o nome em inglês.

Ps.: Cuidado para não sair colando post-it em tudo o que você vê pela frente como, por exemplo, seu gato ou cachorro 🙂

4. Crie flashcards

Esta dica é uma das minhas favoritas. Os flashcards são jogos de memória onde você pode anotar em cartões ou pedaços de papel o nome de palavras em inglês e no verso a sua tradução.

O legal desta dica é que você pode treinar tanto no inglês quando a tradução para o português e utilizar até mesmo desenhos. É uma maneira bem divertida de se desafiar e conhecer cada vez mais palavras novas em inglês.

Caso não queira criar os cartões em papel, você poderá utilizar o aplicativo AnkiDroid para criar seus cartões e treinar pelo celular ou computador.

5. Crie suas próprias associações

Sabe aquela palavra em inglês que você sempre vê, mas nunca consegue se lembrar? Com o uso de associações personalizadas você pode memorizá-las e nunca mais esquecê-las.

Alguns exemplos: (vai parecer engraçado, mas vamos lá)

A palavra Belt significa cinto em inglês, mas particularmente me lembra alguém que se chama Bete. Então sempre me lembro de uma mulher chamada Bete usando um cinto. Assim nunca mais vou esquecer que Belt significa cinto.

A palavra Blanket significa cobertor em inglês. Mas por algum motivo, blanket me lembra banco. Então eu associo uma pessoa entrando no banco com um cobertor (muito maluco, mas funciona para mim).

Não sei se você conseguiu entender os exemplos, mas a ideia é criar suas próprias associações e nunca mais se esquecer de algumas palavras. Esta dica não dá para ser utilizada com todas as palavras, mas tente aplicá-la em algum vocabulário em inglês que você tem dificuldades em memorizar e veja o quanto funciona para você.

Pode parecer um pouco maluco, mas com certeza lhe renderá bons aprendizados.

6. Leia e ouça mais em inglês

Outra maneira de aumentar o seu vocabulário em inglês é simplesmente aumentar o foco na leitura e na audição. Livros, jornais, dicionário, internet, músicas, filmes, seriados, podcasts, enfim, são diversos os recursos que você pode utilizar a seu favor para aprender novas palavras todos os dias. Portanto, não há desculpas para não praticar.

7. Faça tudo em inglês

Ao mudar o idioma da sua rotina, memorizar vocabulário em inglês será somente uma consequência.

Quer uma prova? Mude hoje mesmo o idioma do seu e-mail, por exemplo. Em poucos dias você já estará familiarizado com as palavras novas como send, reply, attachment, entre outras.

Você pode fazer outras mudanças como ler notícias em inglês (mesmo sendo notícias do Brasil), ler livros, alterar o idioma do seu sistema operacional, entre outros.

8. Revise

Conforme citado na primeira dica, você pode aprender diariamente novas palavras em inglês. Mas independente da quantidade de novas palavras, é fundamental que você as revise no dia seguinte. Afinal, se você não passar a vê-las com frequência, sua mente não irá absorver o conhecimento e consequentemente você irá se esquecer.

Portanto, antes de aprender novas palavras no dia seguinte, revise antes as palavras aprendidas no dia anterior.

 

Como se pode observar, com dicas simples é possível memorizar vocabulário em inglês com facilidade. No entanto, é fundamental que você crie o hábito de por em prática as dicas aqui citadas. Desta forma, expandir seu vocabulário em inglês será algo natural.

E você, utiliza alguma dica específica para memorizar vocabulário em inglês? Compartilhe conosco, comentando abaixo:

  • Oi

    Amei blog.

    Beijos!

    • hermes

      Olá Jamir,

      Muito obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando para conferir mais dicas e novidades!

  • Oooi,

    que artigo interessante!

    Eu sei o quanto é recompensador é ter um blog!

    Tenho feito posts sobre Descomplica no site maiseducativo.com.br

    Beijos!

  • Boa tarde

    Gostei muito do seu post no seu blog.

    Cumprimentos!

    Portal Scite descomplica

    • hermes

      Olá Pessoal do Descomplica
      Muito obrigado!

  • Thanks for your tips! 😉