Como melhorar o seu Inglês falado: 8 dicas

Se você perguntar para algum aluno que está estudando inglês quais são os seus objetivos, provavelmente quase todos irão dizer que pretendem melhorar seus discursos, ou seja, desejam simplesmente aprender falar inglês.

Assim como em qualquer outro idioma, ao falar inglês você irá encontrar diferentes tipos de nativos e sotaques – o seu professor, o garçom do restaurante, motoristas de táxi, entre outros, por isso é vital que você se sinta confortável em um diálogo, independente com quem seja.

E assim como existem dicas e técnicas para melhorar sua habilidade de escrita e sua audição, também existem técnicas e dias que você pode usar para melhorar o seu inglês falado de uma maneira direcionada. Confira a seguir 8 dicas que podem te ajudar a melhorar o seu inglês falado e comece a praticá-las hoje mesmo!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender essas super dicas para melhorar o inglês falado:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

8 dicas para turbinar seu Inglês falado

1. Fale, Fale, Fale

Vamos começar dizendo que não existe uma pílula mágica para falar melhor. Isso realmente seria muito fácil, certo? Basicamente a melhor maneira de falar melhor é falar bem! Comprometa-se a praticar com frequência e com tantas pessoas diferentes quanto possível.
Você já vive ou estuda no exterior? Aproveite os milhares de falantes nativos em sua comunidade imediata, como seus amigos, sua família, seus colegas de trabalho, colegas de classe, funcionários das cafeterias, supermercados, correios e outros lugares que você visita. Se você está aprendendo inglês no Brasil, aumente seu tempo de prática ao conversar com seus colegas de classe após a aula, encontre colegas que também estão aprendendo inglês e aposte em chats e grupos on-line.

2. Reflita sobre suas conversas

Depois que sua conversa terminar, leve um momento para refletir. Como foi? Quanto você acha que entendeu? Quão confortável você sentiu com esse assunto? Você encontrou alguma palavra desconhecida? O mero ato de pensar sobre isso dessa maneira aumentará sua confiança para a próxima vez que você tiver uma conversa.
Nesta dica é importante também trabalhar o vocabulário que você não entendeu.

3. Ouça e Leia

Você precisa de palavras para conversar, certo? O tempo de aula é ótimo para aprender vocabulário, mas existem outras maneiras de aumentar o seu: assistir filmes, ouvir música, rádio e Podcasts. Leia livros, revistas e blogs. Ao ouvir e ler, encontre expressões novas e interessantes, termos e sinônimos de gírias, anote este novo aprendizado e procure qualquer coisa que você não conheça. Tudo isso proporcionará mais “bagagem” para você usar na próxima vez que você praticar.

4. Faça anotações

Parte do nervosismo em torno de falar é a sensação de não saber o que dizer. Para combater isso, prepare uma folha com anotações. Você vai ao médico? Antes da sua consulta, pesquise o vocabulário relativo à sua condição e algumas frases comuns que você provavelmente precisará. Use a mesma técnica antes de pagar uma conta, comer em um restaurante, em entrevistas de emprego ou qualquer outra situação que possa te deixar ansioso e sem ter o que falar durante o diálogo.

5. Pegue o telefone

A maioria das pessoas que estão aprendendo inglês considera as conversas telefônicas especialmente desafiadoras. Por quê? Porque, no telefone, não podemos ver a linguagem corporal da outra pessoa ou observar a boca, que são ferramentas que realmente ajudam na comunicação. Para se sentir mais confiante no telefone, comece pequeno com conversas telefônicas com amigos – em seguida, avance para chamadas mais desafiadoras, como marcar compromissos ou consultas. (Este é um ótimo momento para usar a dica 4 preparando uma lista de perguntas e vocabulário útil para ajudá-lo durante sua ligação!)

6. Grave a sua voz

Sim! Nós sabemos – a maioria das pessoas não gosta de ouvir sua voz gravada – mas é realmente uma maneira extremamente benéfica de melhorar sua fala! Ouvir a sua própria voz irá te mostrar coisas que você pode não perceber (talvez você tende a falar rapidamente quando nervoso, engolir o seu “s” ou murmurar). Por outro lado, você pode ficar agradavelmente surpreendido por saber que sua fala é muito melhor do que você imaginava! Como uma dica bônus, leve sua gravação ao seu professor ou a um amigo falante nativo e peça-lhes um feedback sobre o seu desempenho.

7. Aprenda frases em vez de palavras únicas

Outra dica para aumentar sua fluência é falar usando uma variedade de frases em vez de palavras individuais. (Você provavelmente faz isso o tempo todo em sua língua nativa.) Em vez de perguntar automaticamente “Olá, como você está hoje?”, Misture isso escolhendo outras expressões como “O que há de novo, cara?” “Ei, cara!” Ou ” Como você está indo, companheiro? “(Seja cuidadoso: algumas expressões serão muito informais e não são ideais para determinadas situações!)

8. Divirta-se!

Para finalizar. É muito mais fácil aprender algo novo quando você está se divertindo. Aplique a diversão em sua prática. Você pode falar consigo mesmo quando está sozinho, cantar junto com músicas populares em inglês ou fazer discursos solos de um minuto em tópicos escolhidos aleatoriamente (como cobras, café, Índia ou assuntos como “Se eu governasse o mundo, eu …”, “Três fatos surpreendentes sobre mim” ou “Qual veio primeiro, o ovo ou a galinha?”). Tenha uma excelente prática e um ótimo e divertido aprendizado.

E você, conhece alguma outra dica para melhorar o inglês falado? Compartilhe conosco nos comentários abaixo: