Como criar um plano de estudos de inglês

Como criar um plano de estudos de inglês? Esta é uma das maiores dúvidas de muitas pessoas que pretendem aprender inglês mas não conseguem se organizar na hora dos estudos.

E pensando nisso, nós separamos a seguir algumas dicas básicas para que você possa aprender a elaborar um bom plano de estudos de inglês e assim poder tirar mais proveito do seu aprendizado. Acompanhe!

 

 

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam se motivar a estudar inglês:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Dicas para montar um plano de estudos de inglês

 

Seja realista

Sem dúvidas, ser realista é uma das principais dicas para montar um bom plano de estudos de inglês. Isto porque não faz sentido você programar uma meta que não pode cumprir, ou seja, não adianta querer separar 4 horas diárias de estudo, se você não consegue ter ao menos 1 hora livre por dia.

Neste caso, ser realista significa analisar a sua rotina diária e encaixar os estudos dentro dessa rotina. Ser realista é também levar em consideração os imprevistos diários e as oportunidades de estudo que você pode aplicar diariamente. Portanto, fique atendo a esta dica.

Pense a longo prazo

Outra dica interessante para se montar um plano de estudos de inglês, é pensar a longo prazo. A prova disso é que se você montar hoje um plano de estudos diário ou semanal, provavelmente você irá desanimar ou simplesmente acabar fugindo desta meta com o passar do tempo.

Por outro lado, quando se faz um planejamento a longo prazo, como para um bimestre ou semestre, você estará mais focado em uma meta maior e além disso, conseguirá ajustar com maior facilidade os estudos a sua rotina.

Revise seu planejamento

De nada adianta montar um plano de estudos de inglês e não mantê-lo atualizado. Isto porque ao longo dos estudos, vamos encontrando mais dificuldades em determinados assuntos e práticas. Por exemplo, se você fez um planejamento para estudar diariamente sua escrita, leitura, fala e audição e ao longo do tempo observa que precisa focar mais em um ou outro especificamente, por ter maiores dificuldades de aprendizado, então é fundamental atualizar seu planejamento para focar melhor em seu aprendizado.

Diversifique o aprendizado

Diversificar o aprendizado também é uma excelente dica para montar um bom plano de estudos de inglês. Focar somente em ler ou escrever, por exemplo, pode fazer com que seu aprendizado não seja tão eficiente. Portanto, monte um cronograma onde você possa trabalhar a leitura, escrita, audição e fala.

Cada plano é único

Cada plano de estudos de inglês deve ser único para cada pessoa, afinal, um plano de estudos deve se adequar a realidade individual de cada um. Tentar copiar métodos que outras pessoas utilizam, nem sempre pode ser eficiente para você. Portanto, monte o seu próprio programa de estudos, adequando-o sempre as suas realidades e necessidades diárias de aprendizado.

Gostou das dicas? E você, utiliza qual estratégia na hora de montar o seu plano de estudos de inglês? Compartilhe conosco, comentando abaixo: