9 mitos ao aprender inglês

Assim como em qualquer outra atividade que se deseja aprender, falar inglês tem lá os seus mitos. Afinal, cada um cria uma percepção diferente durante o aprendizado ou simplesmente forma uma opinião que nem sempre condiz com a realidade.

E para você se motivar, separamos hoje 9 mitos ao aprender inglês. Acompanhe os detalhes a seguir e quebre hoje algumas barreiras para se tornar fluente.

 

 

 

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer os 9 mitos ao aprender inglês.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

 

Principais mitos ao aprender inglês

1. Preciso fazer intercâmbio

Este provavelmente é um dos maiores mitos ao aprender inglês, já que é muito comum as pessoas dizerem isto ao verem alguém fluente que teve a possibilidade de estudar fora do país. E como de costume, entra em pauta a famosa frase: – Ah, mas fazendo intercâmbio até eu me tornaria fluente.

Poderíamos citar aqui uma lista enorme de pessoas conhecidas na internet que se tornaram fluentes sem nunca terem saído do país. Além disso, muitas pessoas já tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio e voltaram ao Brasil sem saber formar frases em inglês.

Portanto, fazer intercâmbio pode sim te ajudar, mas não dependa disso para se tornar fluente.

2. Inglês é chato

Dizer que inglês é chato também é um dos maiores mitos. A verdade é que as pessoas que acham o inglês chato, ou tiveram alguma decepção ao tentar aprendê-lo ou não utilizaram o método adequado.

Aqui no Inglês Treinando já falamos algumas vezes que o inglês não precisa ser chato e para isso é preciso vivenciá-lo e torná-lo parte do seu dia a dia, utilizando-o com atividades prazerosas. Do contrário, se você pensa que estudar inglês se resume simplesmente em livros, áudios em cds e gramática, com certeza seu aprendizado se tornará chato.

3. Aprender inglês é coisa para jovens

Este mito ao aprender inglês está diretamente ligado aos adultos que muitas vezes acabam encontrando desculpas para aprenderem novas atividades, como informática, por exemplo. Para aprender inglês não existe limite algum de idade. Aliás, há quem diga que os adultos possuem uma vantagem muito maior em relação as crianças simplesmente por já saberem ler e escrever.

Portanto, se você acha que não tem mais idade para aprender inglês, saiba que o seu limite é você mesmo quem faz.

4. Sozinho nunca vou aprender

Outro mito ao aprender inglês, é pensar que não é possível se tornar fluente sozinho. É fato que nem todo mundo possui habilidades autodidatas, contudo, em meio a diversas tecnologias a nosso favor como a internet, redes sociais, aplicativos entre outros, torna-se impossível não aprender inglês sozinho.

Abaixo você poderá conferir três artigos que lhe ajudaram começar praticar inglês sozinho:

Como vencer a preguiça e aprender Inglês
Como criar um plano de estudos de inglês
7 hábitos para aprender inglês

5. Existe um passo mágico para ser fluente

Este mito está diretamente ligado a muitas propagandas enganosas que vemos por aí, que prometem tornar o aluno fluente em 30 dias (ou até menos se bobear :O). E em paralelo, vemos muita gente caindo nessas armadinhas simplesmente por desejar alcançar seus objetivos facilmente.

Portanto, acredite de uma vez por todas. Não existe mágica para aprender inglês da noite para o dia. O grande truque está na consistência da prática e na sua perseverança em buscar a cada dia mais o conhecimento.



6. Quando me tornar fluente nunca mais precisarei estudar

Aprender inglês é como perder peso, ou seja, se você não se exercitar, sua meta nunca será mantida. Portanto, ao se tornar fluente em inglês, jamais deixe de praticar, caso contrário você voltará a “estaca zero” ou muito próximo disso.

7. Só poderei falar inglês quando tiver bastante conhecimento

Este mito está ligado ao receio em passar vergonha por errar ao tentar falar inglês. Com isso, muita gente acaba achando que um dia quando estiver 100% fluente poderá começar a falar inglês.

Mas a pergunta que fica é: Como vou poder ter conhecimento em inglês se eu não praticá-lo?

Portanto, deixe a vergonha de lado e esqueça o medo de errar. Todo mundo (sem exceção) erra ao falar suas primeiras frases em outro idioma. Logo, comece hoje a praticar conversação e aos poucos você estará fluente.

8. É possível aprender inglês dormindo

Este mito pode soar um pouco engraçado, mas acredite, ainda há muitas pessoas que pensam que é possível aprender inglês dormindo ouvindo CDs de conversação em inglês.

A grande prova de que isto não funciona é simples. Tente aprender matemática ou qualquer outra disciplina dormindo. Ainda não acredita? Então sinta-se livre para testar e ver se realmente você se tornará fluente da noite para o dia (literalmente).

9. Só é possível aprender inglês em uma escola de idiomas

Este mito é muito semelhante ao mito 1. Acreditar que só é possível aprender inglês se matriculando em uma escola de idiomas é um grande engano. Aliás, dependendo da metodologia que a escola utilizar, é muito provável que você não consiga se tornar fluente.

Portanto, se você tem condições que pagar por um curso de inglês, ótimo! Do contrário, não pense que a falta de uma escola de idioma será obstáculo para a sua fluência em inglês.

E você, conhece outros mitos ao aprender inglês? Comente abaixo para que mais pessoas possam conhecer: